top of page
  • Olavo Mioto

Cinco benefícios das flores para sua saúde mental



Todos já ouvimos falar de como as flores podem trazer benefícios para o nosso dia a dia, de como elas podem tornar nossos dias mais alegres e mudar completamente a energia de um ambiente. As vezes algo tão simples, como ganhar um buquê de flores ou decorar sua casa com aquela linda orquídea pode não só melhorar o seu humor como ter grande influência sobre sua saúde mental.


1 - Flores reduzem stress e ansiedade

Com a vida agitada que vivemos stress e ansiedade acabam fazendo parte do nosso dia a dia, embora existam varias opções para reduzir toda a carga negativa as flores podem contribuir e muito em reduzir toda a tensão adquirida em um dia agitado.

Um estudo realizado em 2008 mostrou efeitos positivos de se manter flores até mesmo em ambiente hospitalar, reduzindo por boas margens a ansiedade em pacientes com flores e plantas em seus quartos. E com certeza você não precisa estar internado para obter os benefícios em manter algumas lindas flores em sua casa ou escritório.


2 - Ajudam você a dormir melhor

Uma boa noite de sono pode ser a diferença entre um dia produtivo e um dia terrível, manter flores no seu quarto pode não só melhorar o ambiente mas produzir aromas bem relaxantes.

A Lavanda por exemplo emite um aroma relaxante e já foi comprovado em produzir efeitos positivos em seres humanos como a redução da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos o que facilita o relaxamento e como consequência pode deixar seu sono mais tranquilo.




3 - Melhoram a sua memória

Em 2015 alguns pesquisadores realizaram um experimento envolvendo flores, a intenção por trás do estudo era descobrir se o aroma de certas flores teriam efeitos positivos durante um teste de memória. O experimento consistia em aplicar tal teste com os participantes em três diferentes salas cada com um aroma diferente, cada participante teria que olhar os objetos em sua sala e e lembra-los posteriormente.

O objetivo era verificar o quanto o aroma poderia influenciar suas memórias a longo prazo, já que isso poderia ser benéfico durante as obrigações do dia a dia e os resultados foram positivos. As pessoas que tiveram acesso a sala com o aroma de alecrim tiveram por maioria a maior pontuação no teste enquanto a sala com lavanda a menor, talvez seja melhor manter a lavanda por perto da cama apenas na hora de dormir.


4 - Podem aumentar a produtividade

Por mais que tenhamos a tendência em manter nosso ambiente de trabalho limpo e organizado isso nem sempre é muito produtivo, estudos provam que escritórios que mantinham plantas em seu ambiente de trabalho provem um aumento na criatividade e produtividade de seus funcionários.

E esse beneficio não se estende apenas ao ambiente de trabalho, o estudo também mostrou aumento na frequência de estudantes em salas de aula quando flores foram introduzidas ao ambiente, uma pequena adição de algumas plantas pode te deixar mais feliz, melhorar seu humor e deixar você mais atento a suas tarefas diárias.


5 - Suas cores afetam seu humor

Cores são normalmente associadas a emoções, vermelho pode ser ligada a raiva, ao amor e ate mesmo ao perigo, amarelo pode significar felicidade, prosperidade já azul a calma, serenidade ou ate mesmo tristeza.

Verde tende a proporcionar uma sensação de segurança, o que explica o por que manter um ambiente arborizado faz o mesmo mais aconchegante, mais acolhedor.

Flores, suas cores e aromas podem significar muito mais que um simples presente ou decoração, pode ser a diferença entre um dia mais feliz ou uma noite mais tranquila e ainda fazer lembranças inesquecíveis.



77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page